Fontes de proteínas alternativas para desportistas!

25.2.13
Tendo alguns amigos que ingerem suplementos proteícos e querendo eu própria aumentar a minha massa muscular, decidi fazer uma pesquisa por fontes de proteína naturais e alternativas à carne/peixe. A vantagem desta fonte de proteínas é bastante grande tendo em conta a elevada biodisponibilidade para o nosso corpo.


A descoberta mais surpreendente foi a riqueza das algas, que até então desconhecia a sua panóplia mais variada e me encontrava confinada à tradicionalíssima Kombu e Nori.

Entre vários nutrientes, esta alga destaca-se 22% da sua composição serem aminoácidos. suas proteínas são de elevada digestibilidade, são de alto valor biológico (ricas em aa essenciais) e têm uma biodisponibilidade extaordinária que varia entre 85 e 90%.

NORI
São muito ricas em proteína, cerca de 29% da sua composição total.

English: Spirulina (dietary supplement) powder...
ESPIRULINA
É uma microalga que possui um alto teor nutritivo e proteíco (cerca de 60% do total da sua composição). Contendo um teor de proteínas 3
vezes mais do que a carne, duas vezes mais que a soja, leite e ovos. Super rica em vitaminas e sais minerais, como cálcio, fósforo,
magnésio, potássio e sódio.
Normalmente é apresentada em pó ou comprimidos. É muito utilizada em estados de grande actividade fisíca, como é o caso dos desportistas, usado como auxiliar na sua dieta, evitando câimbras e fadiga muscular.

CLORELA
Esta alga é igualmente altamente proteíca, tal como a Espirulina, sendo os aminoácidos os responsáveis por cerca de 60% da sua composição total. Desintoxicante a nível hepático, é bastante importante na prevenção da ressaca, após a ingestão de grandes quantidades de álcool e também é utilizada como suplemento dietético em curas de emagrecimento e desnutrição.

Como a Spirulina e a Clorela podem ser encontradas sob a forma de pós, aconselho vivamente a utilização destas algas nos sumos, batidos, smothies e sopas como suplemento de proteínas. A dose máxima recomendada é cerca de 7g (uma colher de sopa) que contém:
15% de B2 e 11% de B1.
21% de cobre e 11% de Ferro.
60% de proteína, ou seja, 4g.
57mg de ômega 3

Tomar especialmente ao pequeno almoço!

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis