Bem vindos ao admirável mundo dos sumos verdes!

4.3.13
image-2


São bastante mais saborosos do que parecem.

São excelentes, ricos em vitaminas e minerais e servem para de alguma forma ajudar a alcalinizar o organismo logo ao acordar, deixando-nos com uma sensação de maior energia e saciedade também.

Vão entregar uma poderosa gama de vitaminas, minerais e enzimas que serão absorvidos para a corrente sanguínea. No entanto, evite combinar legumes com frutas, como eles exigem diferentes enzimas para a digestão. A única excepção é a maçã, que tem um efeito mais neutro.


Benefícios dos sumos verdes
Sumos verdes são energia pura aliada à nutrição. Os vegetais verdes têm a capacidade de transformar a luz solar em alimento. Têm clorofila, o que irá oxigenar o seu corpo, permitindo libertar as toxinas armazenadas no corpo. Sua hemoglobina vai ficar elevada, melhorando a circulação sanguínea e como resultado, entrega ao corpo um impulso de energia. O sumo verde irá limpar o sistema digestivo, pulmões, fígado e do útero. (ideal para fumadores!)

Para uma utilização eficiente de cálcio, é essencial ingerirmos magnésio. A molécula de clorofila tem magnésio no seu centro e o seu impacto sobre os níveis de cálcio é altamente significativa. Quando incluir estes fantásticos sumos verdes na sua dieta diária, vai melhorar a absorção de cálcio do seu corpo. Todas as plantas verdes têm vitaminas A e C, que são co-fatores importantíssimos para a absorção do cálcio e para regular a deficiência de vitamina D.

Partilho a minha receita preferida, mas podem inventar à vontade! Lembrem-se apenas de não fazer muitas misturas de uma só vez e de variarem os ingredientes todos os dias. Desta forma estarão a introduzir novidades no vosso palato e a diversificar os nutrientes. Seria excelente se conseguir consumir o sumo logo após a sua confecção e também se o fizer numa misturadora, pois desta forma não perde a fibra presente nos alimentos.

Sumo verde (2 copos grandes)

Meio pepino
Dois punhados de espinafres
Uma maçã
um pedaço de gengibre
um pouco de aipo
Meio limão
2 copos de água

Voilá!

4 comentários:

  1. Quantas vezes por semana é aconselhado beber sumos verdes e em que altura do dia?

    ResponderEliminar
  2. Eu normalmente aconselho que o bebam logo de manhã, em jejum, como substituto do pequeno almoço. Para iniciantes, penso que seria ideal conseguir beber dia sim, dia não. Como devemos variar nos legumes utilizados nos sumos verdes, e até por vezes, adicionar uma ou outra peça de fruta, não existe um máximo de vezes por semana.
    Caso não consiga beber ao pequeno almoço, beba a meio da manhã, uma vez que o sumo vai ajudar a alcalinizar a acidez presente no tracto digestivo. Quanto mais cedo, mais eficaz. :)
    Espero ter conseguido responder às suas questões Carolina.

    ResponderEliminar
  3. Olá Joana e parabéns.
    Faço o meu sumo diário que vou variando os ingredientes mas junto + coisas podes dizer-me se alguma das combinações que uso não é adequada?
    E sugestões para um jantar rápido, fácil e alcalino?
    Sumo tipo:
    Maçã, pêra, kiwi ou uva, espinafres, courgette, cenoura, spirulina, chorella, levedura cerveja e Maccacino( maca+ cacau)
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Olá Alexandra,
    Muito obrigada e obrigada pela partilha!

    O teu sumo parece ser bastante rico, na minha opinião, conseguias separar alguns ingredientes e fazer dois sumos diferentes, desta forma poderias varias todos os dias, para também não te cansares ;) Ou seja, poderias escolher duas peças de fruta que indicas (uvas só umas 5 ou 6), se colocares so 1 peça de fruta coloca a cenoura (porque tudo isso é rico em açúcar), spirulina um dia, clorella noutro. Sobre a levedura de cerveja não sei muito, mas vou investigar e farei um artigo!

    Jantar alcalino rápido e fácil: salada de espinafres com salmão grelhado na chapa.

    Obrigada pelo feedback e vai dando notícias!

    ResponderEliminar

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis