Dúvidas - Plano detox

21.3.13
Como sabem, adoro ter feedback! Portanto fiquei super contente quando me enviaram mais algumas questões. Desta vez foi sobre o programa Detox.
Tenho um dúvida existencial relativamente ao programa Detox, pois já tentei fazer algo do género e não consegui.

Como fazer se estamos a trabalhar? Levas a comida de casa? e os sumos?

acho muito difícil... o que aconselhas?

Sim, é bastante mais complicado conseguir cumprir este tipo de planos quando não conseguimos almoçar em casa ou levar o almoço de casa para o emprego. A minha primeira recomendação seria mesmo levar o almoço de casa e tomar o sumo ao pequeno almoço, antes mesmo de sair de casa.

Muitas vezes faço o sumo logo de manhã, mas como dá cerca de duas doses, coloco metade numa garrafa de água vazia e levo comigo para a rua. Vou bebericando no carro ou metro e até é engraçado ver as caras estupefactas das pessoas quando se apercebem que o que estou a beber é verde. MESMO verde.

Quanto ao almoço, caso seja muito difícil confecioná-lo em casa para depois levar para o emprego sugiro que se encontre um restaurante onde tenha alguma variedade de opções saudáveis ou género buffet, onde se pode selecionar livremente o que se coloca no prato, sendo no caso do plano Detox, muitos legumes, cozidos e crus. O problema desta opção é que não existem muitas opções de restaurantes saudáveis, baratos e rápidos. Optar por uma sopa fora de casa, por vezes não é mesmo de todo a melhor opção, pois costumam engrossá-las com fécula de batata (às vezes até parece que puseram farinha). As opções vegetarianas nem sempre são saudáveis também, pois por vezes são fritas ou usam muitas gorduras para fazer os estufados.

A outra questão que aqui não foi mencionada, mas que também é pertinente, é: como estar num plano detox estando em actividade/a traalhar?

Pois. Como eu já tinha dito, o melhor mesmo é fazer um plano Detox de uma semana para os principiantes, de preferência se estiverem de férias. Nos primeiros dias do meu plano detox fui muito rigorosa, no entanto fui alterando, para que o pudessem fazer comigo e para pessoas activas também. Não fizemos nenhum jejum terapêutico, apenas ingerimos menos quantidade de hidratos de carbono e proteína durante algum tempo para limpar o organismo e tentar fortalecer o sistema imunitário. Não se esqueçam que eu tomo suplementos vitamínicos todos os dias e é super recomendado nos dias de hoje, mesmo quando estamos a comer "normalmente". Seja lá o que "normalmente" significa, pelo empobrecimento nutritivo progressivo e exponencial da nossa alimentação.

Se quiserem fazer algo mais a "sério", ou seja, um jejum terapêutico, aconselho que comecem só com sopas e sumos de fruta e/ou legumes a uma sexta-feira, sábado fiquem-se pelos sumos e tisanas/infusões/chás (é difícil, mas o intestino agradece) e no domingo retomem o menu de sopas, frutas e legumes. Vou fazer isso a partir de amanhã! É o ideal para o início da Primavera ou do Outono, segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Espero ter ajudado, é para isso que aqui estou!


Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis