Dicas para melhor aproveitar os raios de sol.

15.4.13
images-5
Chegaram os primeiros raios de sol a Lisboa. Parece que subitamente todos fomos contagiados com a boa disposição, ao fim de contas, o nosso corpo pede sol, a nossa mente implora que o tom de pele saia da variação entre cor de papel de jornal e papel de impressora. No entanto surge uma grande questão: será que todos sabemos como nos devemos comportar durante a exposição solar? Normalmente os maiores disparates são feitos em períodos de maior privação, isto no foro alimentar, penso que posso fazer este paralelismo.

Já todos sabemos a que horas não podemos apanhar sol, que devemos aplicar protector, que existem determinadas horas do dia que deveríamos estar sempre com uma t-shirt vestida ao sol, que até aos 18 anos já ultrapassámos metade do número de horas de exposição solar para uma vida, bla bla bla. Mas quase ninguém toma as devidas precauções, ou então tomam-nas em excesso.



O que quero aqui frisar é que é bastante benéfico para a pele apanhar 10 minutos de sol diários todos os dias, mesmo sem protector, para que seja mais eficaz o estímulo de produção de vitamina D, aumentando a absorção de cálcio no organismo. Portanto ficamos assim com os riscos de problemas ósseos com o passar dos anos, minimizado.

É mesmo bastante melhor estar ao sol um pouco todos os dias, do que repentinamente. 8 horas diárias durante os 5 dias de férias num paraíso, onde, por acaso, os raios UVA e UVB são normalmente mais fortes, onde a nossa pele nem teve tempo de produzir melanina suficiente para se proteger e evitar os escaldões. Sabiam que os escaldões mais perigosos são aqueles que não doem muito? Os mais profundos?


Agora falando de dicas. Vou começar a beber sumos de cenoura e a tomar vitamina A (durante cerca de 3 meses), mas ainda sob a forma de carotenos, o que é inofensivo. No ano passado, andei à procura nas farmácias e uma amiga minha indicou-me a Bioactive. É a mais barata do mercado e é igualmente eficaz. A pele fica mais bonita, bronzeia com mais facilidade e mais resistente aos raios solares, prevenindo assim os escaldões.

Quem não gosta de cenouras, não se preocupe! As frutas e legumes de cor laranja, amarela e vermelha costumam ser ricos em betacarotenos, como a manga, pêssego, tomate.

Não se esqueçam de beber bastante água, passar hidratante e, algo que muitos se esquecem, esfoliar a pele para que o bronzeado fique homogéneo.

Bons banhos de sol!

2 comentários:

  1. Olá, gostei muito do blog. Podia dar umas receitas de sumos? Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Carolina!
    Obrigada. Sim, ainda esta semana vou publicar mais umas receitas de sumos :) com este tempo mais quente, sabe mesmo bem!

    ResponderEliminar

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis