Mais dicas sobre o sol. Desta vez, o que fazer no pós.

17.4.13
images-7
Bem, quando o mal está feito, porque não se conseguiram conter. Quando apanharam um pouco mais de sol do que deviam, tinham uma conversa muito agradável e acabaram por se distrair. Há sempre alguém que de repente repara: "Estás muito vermelha!" Ups. Pois é. Já está. O que fazemos agora?




Por mais que eu diga que não se deve apanhar sol em excesso, porque envelhece e ficamos cheios de rugas  (para não falar de problemas mais graves e sérios). Há sempre alguém (eu incluída) que quer ficar super moreno logo após a primeira exposição solar, ou na segunda, ou são muito branquinhos e o estar bronzeado é uma variação entre os tons rosa e caranguejo. Seja como for, a nossa pele não merece e ressente-se. Corremos inúmeros riscos desnecessários e ficamos com um bronzeado mais feio, porque a pele começa a cair e não fica homogéneo. Lá se vai a ideia de não usar maquilhagem durante o Verão.



Para aliviar as dores das queimaduras solares devemos refrescar a pele, aplicar cremes frescos, fluidos ou em forma de gel. Um dos melhores que conheço é o gel de aloé vera, ou usando as próprias folhas do cacto (coloco-as no frigorífico para ficarem mais frescas). Costumo também fazer uma emulsão refrescante para aplicar após o banho com base de água floral, óleo essencial de lavanda, óleo essencial de menta e óleo essencial de gerânio.

Mesmo quando não se apanha nenhum escaldão, devemos aplicar um creme/gel/óleo específico para o pós-solar. Pois costumam ter propriedades que prolongam o bronzeado, hidratam bem a pele e evitam que esta comece a "estalar".

Outras dicas que já me deram, mas ainda não apliquei é usar pepino, cortado em finas fatias, ou azeite.

Bons bronzeados!

4 comentários:

  1. Joana,
    Li todos os artigos ontem, A-M-E-I!!
    Estamos em sintonia quanto a alimentação saudável, medicina natural, música e prática de yoga e, até ontem não tinha idéia!
    Parabéns pela iniciativa e pela qualidade dos posts, dicas e idéias!
    Com relação a vitaminas e suplementos, estive pesquisando bastante e encontrei apenas um fabricante que garante oferecer produtos 100% food, No USP igredients, e ele não envia para o Brasil... Sabes de algum que possas indicar?
    beijo grande,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Oi Alyne! :)
    Que bom ouvir isso querida! Agradeço imenso. Temos mesmo que combinar um encontro, seja aqui em Pt ou aí no Brasil!
    Sobre a sua questão, vou pesquisar melhor e inclusive tentar obter informação no instituto onde estudo.
    muitos bjs*

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, Ju!
    bjinhos =*

    ResponderEliminar
  4. Alyne,
    Eu não me esqueci da sua dúvida, mas ainda não obtive resposta. Vou tentar com uma professora minha que é de São paulo.

    Um beijo
    Espero que esteja tudo bem com você.

    ResponderEliminar

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis