Quer saber o que é Naturopatia? Está aqui, trocado por miúdos.

30.9.13
naturopathy
A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior parte delas ser despertado um certo fascínio nos restantes intervenientes, apercebi-me que ainda existe pouca informação sobre o assunto, ou a existente é muito extensa e não está resumida. Face a esta problemática, decidi pesquisar a fundo e efetuar um resumo daquilo que considero o mais importante da prática da Naturopatia, quem é o Naturopata, quais os princípios base da medicina natural, quais os métodos que utiliza, tanto de diagnóstico, como de cura.

Tudo começa por saber o que é realmente a Naturopatia:

Pelo Dr. Lust é definida como A ciência, a arte e a filosofia do recurso aos meios naturais.  Esta definição foi-se tornando mais completa e agora podemos afirmar que o Naturopata indica ao seu paciente as vias naturais para a obtenção da cura ou melhoria e prevenção da doença. A Naturopatia diagnostica com base nas filosofias ocidental e oriental, métodos naturopáticos, homeopáticos e energéticos e busca a cura através de dietas individualizadas, produtos alimentares e plantas medicinais e seus derivados, sempre que possível de agricultura biológica, fitoterapia, gemoterapia, aromaterapia, psicologia, jejum ou o próprio ar.


Aqui ficamos com uma definição demasiado ampla do que é a Naturopatia, no entanto já dá para ter uma pequena ideia de tudo aquilo que o Naturopata faz. Agrada-me sempre mencionar os princípios base onde a Naturopatia assenta, é-me mais fácil continuar com a explicação posteriormente.


Princípios base

You own your own body.

Educar os pacientes e dar ênfase à auto-responsabilização para a saúde, através de um cuidado com o seu próprio corpo, atenção a sinais e a promoção da auto-cura.

Poder da cura pela Natureza.

images-1Identificação e tratamento das causas sem eliminar apenas os sintomas, eliminando assim o desequilíbrio e promovendo a auto-cura do paciente.

Não causar nenhum prejuízo.

São utilizados métodos e substâncias medicinais naturais que minimizem ao máximo o risco de efeitos secundários tanto para diagnosticar a doença como para favorecer a recuperação da saúde. Sempre que possível a supressão e sintomas é evitada, porque interfere com o processo de cura.

Tratamento do paciente como um todo.

Saúde e doença resultam da influência e interação de um conjunto de factores que podem ser físicos, mentais, emocionais, ambientais, genéticos, sociais e outros como a saúde em plenitude inclui igualmente saúde espiritual, o Naturopata incentiva a que se prossiga com o desenvolvimento espiritual.

Prevenção.

A prevenção da doença e o alcance da saúde em plenitude no paciente são os objectivos principais da medicina naturopática. Estes objectivos são atingidos através da educação e da promoção de hábitos de vida saudáveis. Ninguém pode ser saudável num ambiente não saudável.
Deixe o seu alimento ser o seu medicamento.



Filosofia

Os Naturopatas dão orientação no sentido de favorecer o reequilíbrio do estado natural de saúde através de terapias naturais, individuais que integram o poder da cura do corpo, mente e espírito. Tratamento com o poder de cura presente na Natureza pela utilização de processos que estimulam a cura natural do corpo humano, levando a um elevado estado de bem-estar, originado pelo normal e natural equilíbrio das funções do organismo.

Práticas Naturopáticas

-        Diagnóstico: funcionais, temperamentais, iridológicas, exames físicos, exames clínicos, reflexológicos, psicológico, laboratoriais ou de técnicas pela imagem.

-        Tratamento: supressão das causas, relaxamento, alimentação, homeopatia, fitoterapia, aromaterapia, acupunctura, obstetrícia naturopática, terapias manipulativas, hidroterapia.

Para consultarem uma definição mais completa, vejam http://www.cofenacis.org/Naturopatia_resumo.pdf.





Wondering what is Naturopathy? Here it is, for dummies.

I decided to write this article since lately I had a few conversations labout Naturopathy and although most of the time it aroused a certain fascinatio, I realized that there is still little information on the subject, or the existing is very extensive and is not summarized. Faced with this problem, I decided to research the background and make a summary of what I consider the most important on the practice of Naturopathy, who is the Naturopath, On what principles of natural medicine it is based on, which methods it uses, both diagnostic and healing .

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis