Gingko Biloba e as funções cerebrais

8.10.13
20131008-013138.jpg


Nas últimas semanas comecei a sentir os efeitos nefastos de muitas noites sem dormir, acumulação de cansaço físico com psicológico, culminando em ficar com o meu vocabulário menos extenso, ter alguns lapsos de memória e andar sempre com sono.


Muito falei eu dos benefícios do Gingko Biloba e praticamente a todos!

Finalmente, decidi-me e desloquei-me a um estabelecimento comercial onde consegui comprar o dito-cujo.
Escolhi esta embalagem no formato de 20 ampolas, porque tem praticamente só o Gingko com uma pequena percentagem de ginseng. Todas as outras que encontrei eram sinergias muitos extensas e eu queria algo muito direccionado.



Com isto espero melhorar a minha capacidade de concentração.

Existem ainda alguns estudos controversos, no que diz respeito à eficácia da planta. Podem ver aqui: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/as_controversias_do_gingko_biloba.html


Deixo algumas citações desse artigo acima mencionado:
CIRCULATÓRIA
Estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, o que resulta em maior afluxo de sangue no cérebro, diminuindo a pressão arterial (talvez reduzindo o risco de derrame).


Français : Feuilles de Gingko Biloba
Reduz os níveis de colesterol no sangue (o excesso de colesterol está relacionado ao risco maior para a doença de Alzheimer).
Gingko2
Inibe a agregação plaquetária e a formação de coágulos. Isso pode diminuir o risco de um derrame oclusivo (causado por um coágulo bloqueando um vaso cerebral), mas aumenta a chance de derrame hemorrágico (causado por sangramento no cérebro).


ANTIOXIDANTE
Restringe a criação de radicais livres, moléculas de oxigénio altamente reativas, que podem prejudicar os neurónios e causar mudanças no cérebro relacionadas à idade.

Alivia os efeitos de isquemia cerebral - a perda do fluxo sanguíneo ao cérebro - pela inibição da produção de radicais livres tóxicos após um episódio isquêmico.

UTILIZAÇÃO DA GLICOSE
Melhora a absorção de glicose, combustível básico do corpo, nos córtex frontal e parietal, áreas do cérebro importantes para o processamento de informação sensorial e pelo planejamento de ações complexas.

Também aumenta a absorção de glicose no Nucleus accumbens e no cerebelo, regiões do cérebro envolvidas nas experiências de prazer e controle do movimento, respectivamente.

Français : Serres du Jardin du Luxembourg
SISTEMAS NEUROTRANSMISSORES
Parece auxiliar os neurônios do cérebro anterior a absorver o nutriente colina do sangue. A colina é um dos componentes da acetilcolina, uma substância química cerebral que transmite sinais entre certos neurônios.

Diminui o desgaste dos receptores dos neurônios que direcionam a resposta da serotonina, um neurotransmissor que reduz o estresse e a ansiedade.







Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis