À conversa com Joana Amoêdo, Maquilhadora, Beauty Coach e Blogger.

8.11.13

Joana Amoêdo é maquilhadora profissional, Beauty Coach e blogger no BioCoach. De vez em quando a Joana irá colaborar no With You We Change, mas especificamente na parte de cosmética natural, onde é pro!

Desta vez ela quis explicar melhor o que é a a cosmética biológica.


Portanto aqui fica pessoal. Se quiserem entrar e contacto com a Joana, vejam no fim do artigo os links para o seu site e o seu blogue.




O que é a Cosmética Biológica?




Sabias que em média as mulheres aplicam 12 produtos de cosmética por dia?! E que se desses produtos todos contiverem sulfatos, parabenos, derivados do petróleo (que é o caso de TODOS os que compramos nos supermercados e de todos os que não contêm certificação), aumentas em muito a toxicidade do teu organismo?







Muitas pessoas dizem que é ser-se muito radical cortar com tudo o que tem químicos sintéticos prejudiciais, mas eu digo-te que, mesmo que não tenha garantias a 100% de que nunca virei a ter nenhuma doença grave, prefiro fazer DE TUDO para viver sempre da forma mais saudável, mesmo que possa cometer alguns deslizes, próprios de pessoa gulosa (com os alimentos) e amante de produtos cosméticos.





Eu sei que sou suspeita, porque agora faço parte da Organii, mas mesmo antes já era cliente e sempre me interessei e procurei por alternativas às marcas ditas convencionais, profissionais e de luxo.





Nada tenho contra estas marcas, algumas ainda fazem parte do meu material de trabalho com muito gosto e porque na cosmética bio não há ainda toda a gama de produtos necessários a uma maquilhagem de estúdio, por exemplo. Mas quando uso a maquilhagem biológica sei que estou a contribuir para a saúde da cliente (e da minha quando me maquilho a mim, que também tenho direito!! :) ) e também que estou a optar por uma via mais consciente e em sintonia com o Planeta.





Não sou radical (apesar de ainda estar traumatizada com os documentários que vi sobre testes em animais e sobre tudo o que está por trás da indústria alimentar e da cosmética), mas sempre senti que as alternativas deviam ser expostas e divulgadas incansavelmente, e que as pessoas merecem saber o que consomem e quais as consequências desse consumo.





Mas vamos ao essencial, o que todas vocês querem saber e que pode levar a que optem por comprar alguns produtos biológicos e substituir os de cosmética convencional. Não se deixem enganar pelas marcas que dizem "extratos naturais" ou "produto natural", porque muitas vezes esse produto foi conseguido com ingredientes sintetizados ou provenientes de habitats não protegidos, criados com pesticidas e herbicidas...ou seja....muito naturais (NOT). :)


O que significa então a certificação e a denominação "cosmético biológico"?


- Significa que 95% dos Ingredientes, pelo menos, são de origem natural ou naturais;



- O total dos ingredientes vegetais, pelo menos, 95% (selo BIO) ou, pelo menos, 50% (selo ECO) são provenientes da agricultura biológica;


- Sem corantes, pigmentos e perfumes sintéticos;


- Sem óleos minerais derivados de petroquímicos ou de silicone;


- Não há processos ambientalmente perigosos, tais como irradiação ou etoxilação;


-  Sem matérias-primas geneticamente modificadas;


- Sem matérias-primas de origem animal, com excepção do leite e dos produtos das abelhas;


- Não há testes em animais;


- Controle de rastreabilidade da matéria-prima ao produto acabado.






Algumas de vocês já devem saber que, na lista de ingredientes que constam na embalagem, os primeiros são os ingredientes principais. Convém que logo esses sejam substâncias ativas e o mais benéficas possíveis e com aplicações associadas ao efeito pretendido do produto, por exemplo, as algas fazem sentido estarem presentes em produtos que vão ter um efeito desintoxicante da pele, tonificante, anti-envelhecimento.






As certificadoras são várias, apesar de se estar a caminhar no futuro para que se agreguem todas numa só. Alguns exemplos: Ecocert, USDA, Soil Association, etc.





É possível usarmos apenas e só cosmética biológica?


Eu diria 100% que sim! Hoje em dia existem pastas de dentes, champôs, amaciadores, maquilhagem profissional (NVey Eco, por exemplo), geles de banho, produtos de higiene masculina, gel de cabelo, laca, produtos para bebé, enfim, um mundo de alternativas.






Se mudarmos apenas um dos produtos que usamos todos os dias por um que seja certificado, já estamos a dar uma contribuição. Sem radicalismos nem gastos excessivos (até porque os preços dos produtos são aceitáveis), podemos mudar a nossa saúde no futuro e a saúde do planeta, que é, "apenas", a nossa casa e a das gerações futuras :).



artigo publicado em simultâneo no blogue biocoaching-portugal.blogspot.com e em www.joanaamoedomakeup.com









Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis