Muito se tem escrito aqui e acolá sobre a nova alternativa de transporte pessoal utilizada em Lisboa: as bicicletas! Há muitos relatos de quem consegue ir diariamente para o trabalho utilizando este meio de transporte e, fazendo as contas, no final do mês faz-se uma poupança bastante grande. Os custos de manutenção são baixos, se não quase inexistentes e não se gasta em combustível nem parqueamentos. No meio de tudo isto, ainda conseguimos fazer exercício físico sem "hora marcada" e eliminar a nossa pegada de carbono.
Então porque razão ainda há uma adesão tão baixa? Pois é meus lindos, nem tudo são rosas
e, para dizer a verdade, aventurei-me nesta vida de ciclista por Lisboa para poucos e pequenos percursos ainda. A minha adorada cidade não é de todo plana, o que torna bastante complicado querer ir para uma reunião de bike para depois lá chegar a transpirar em bica. Depois, há também o problema de os condutores ainda não estarem 100% sensibilizados para o facto que os ciclistas possam usar a estrada e muitos ficam enervados, querendo ultrapassar, fazendo manobras perigosas que, muitas vezes, resulta em acidentes. Andei a investigar e descobri a MUBi - a associação pela mobilidade urbana em bicicleta. Aqui podem ler artigos interessantes sobre a análise ao novo código de estrada, acessos nos transportes públicos, etc.
A minha primeira experiência na cidade não foi como a da Sancha, da cidade na ponta dos dedos, cheia de glamour, saltos altos e vestidos esvoaçantes de seda, nem no centro da cidade, até porque a minha linda menina é uma MoMa Nordic N20 dobrável sem motor. Comprei-a na Go by Bike em Braga, uma loja que também funciona online e tem bicicletas lindas. Caso o espaço não fosse um condicionante tinha comprado uma destas:
Portanto, como quem ainda só tinha andado de bicicleta menos de meia dúzia de vezes, enchi-me de coragem, meti uns ténis e coloquei-a no carro a caminho de Belém. Aí pedalei até mais não e adorei.
Existe um site útil com o mapa das ciclovias existentes em Lisboa (não sei se está actualizado ou não), é o CicloviasLX. Aqui perto de uma ciclovia existe o Vèlocité Café que pretendo visitar!
Também ponderam andar de bicicleta por Lisboa?
Olá
ResponderEliminarSó uma coisa, é Vélocité, à francesa :)
E passe por lá nem que seja para ver as bicicletas que temos. Lindas e com muitas mudanças, pra essas subidas não custarem tanto a fazer :)
Olá Rui,
ResponderEliminarVou alterar o nome e mal possa passarei pelo Vélocitè! Ando à procura de um cesto.
Obg!
Boa tarde,
ResponderEliminarTambém estou interessada em comprar uma MoMa igual!
Gostaria de saber como correu a compra na Go By Bike de Braga, se houve algum problema ou correu tudo bem? Ainda, como tem sido a experiência com esta bicicleta e se tem dado alguns problemas? Muito obrigada!!
Bom dia!,
EliminarA compra correu muito bem, a MoMa foi entregue em casa dentro do prazo estipulado e para além de linda é super prática para transportar no meu carro. As bicicletas dobráveis têm sempre a desvantagem de, ao se desmontar e voltar a montar, termos que adaptar novamente e apertar tudo à nossa medida. Fora isso, recomendo vivamente!
Bons passeios!