Ciclistas em Lisboa

16.1.14
2014-01-16 10.32.35



Muito se tem escrito aqui e acolá sobre a nova alternativa de transporte pessoal utilizada em Lisboa: as bicicletas! Há muitos relatos de quem consegue ir diariamente para o trabalho utilizando este meio de transporte e, fazendo as contas, no final do mês faz-se uma poupança bastante grande. Os custos de manutenção são baixos, se não quase inexistentes e não se gasta em combustível nem parqueamentos. No meio de tudo isto, ainda conseguimos fazer exercício físico sem "hora marcada" e eliminar a nossa pegada de carbono.

Então porque razão ainda há uma adesão tão baixa? Pois é meus lindos, nem tudo são rosas
e, para dizer a verdade, aventurei-me nesta vida de ciclista por Lisboa para poucos e pequenos percursos ainda. A minha adorada cidade não é de todo plana, o que torna bastante complicado querer ir para uma reunião de bike para depois lá chegar a transpirar em bica. Depois, há também o problema de os condutores ainda não estarem 100% sensibilizados para o facto que os ciclistas possam usar a estrada e muitos ficam enervados, querendo ultrapassar, fazendo manobras perigosas que, muitas vezes, resulta em acidentes. Andei a investigar e descobri a MUBi - a associação pela mobilidade urbana em bicicleta. Aqui podem ler artigos interessantes sobre a análise ao novo código de estrada, acessos nos transportes públicos, etc.

2014-01-16 12.43.08

2014-01-16 10.49.15

A minha primeira experiência na cidade não foi como a da Sancha, da cidade na ponta dos dedos, cheia de glamour, saltos altos e vestidos esvoaçantes de seda, nem no centro da cidade, até porque a minha linda menina é uma MoMa Nordic N20 dobrável sem motor. Comprei-a na Go by Bike em Braga, uma loja que também funciona online e tem bicicletas lindas. Caso o espaço não fosse um condicionante tinha comprado uma destas:

Captura de tela 2014-01-16 15.56.35Captura de tela 2014-01-16 15.55.39











































Portanto, como quem ainda só tinha andado de bicicleta menos de meia dúzia de vezes, enchi-me de coragem, meti uns ténis e coloquei-a no carro a caminho de Belém. Aí pedalei até mais não e adorei.

Existe um site útil com o mapa das ciclovias existentes em Lisboa (não sei se está actualizado ou não), é o CicloviasLX. Aqui perto de uma ciclovia existe o Vèlocité Café que pretendo visitar!

Também ponderam andar de bicicleta por Lisboa?

4 comentários:

  1. Olá

    Só uma coisa, é Vélocité, à francesa :)

    E passe por lá nem que seja para ver as bicicletas que temos. Lindas e com muitas mudanças, pra essas subidas não custarem tanto a fazer :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rui,
    Vou alterar o nome e mal possa passarei pelo Vélocitè! Ando à procura de um cesto.
    Obg!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde,

    Também estou interessada em comprar uma MoMa igual!
    Gostaria de saber como correu a compra na Go By Bike de Braga, se houve algum problema ou correu tudo bem? Ainda, como tem sido a experiência com esta bicicleta e se tem dado alguns problemas? Muito obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia!,
      A compra correu muito bem, a MoMa foi entregue em casa dentro do prazo estipulado e para além de linda é super prática para transportar no meu carro. As bicicletas dobráveis têm sempre a desvantagem de, ao se desmontar e voltar a montar, termos que adaptar novamente e apertar tudo à nossa medida. Fora isso, recomendo vivamente!
      Bons passeios!

      Eliminar

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis