Conversas com Joana Kouprianoff

27.3.14


Escrevi este artigo para a página Sumos Verdes Detox, no facebook.

"Após ter lido as questões que têm colocado na página Sumos Verdes Detox, tanto por mensagem privada, como comentários, achei que os assuntos mais relevantes, e que deveriam ser abordados esta semana são três: sumos para emagrecer, conservação dos sumos e superalimentos.




Sumos para emagrecer/perder a barriga

Este assunto é sempre um pouco controverso, o dos sumos para emagrecer. Recomendo a ingestão dos sumos verdes, para que haja ingestão de vegetais crus (as vitaminas e sais minerais estão intactos) e não propriamente para uma dieta de emagrecimento, mas podem ser utilizados num plano alimentar para emagrecimento.




O ideal seria tomar o sumo/batido logo pela manhã, em jejum, ao pequeno almoço. Servem para alcalinizar o corpo e são uma melhor opção ao típico pequeno almoço - pão com manteiga e café com leite ou cereais cheios de açúcar com leite. Quem os toma regularmente indica que tem mais energia logo pela manhã, que os intestinos começam a funcionar melhor e que têm uma melhoria de bem estar geral.

Se quiser emagrecer, a melhor opção para si de sumos verdes, seriam os que não tivessem fruta, ou apenas uma peça (para agradar ao paladar), pois as frutas são muito doces e ao serem “partidas” no liquidificador, perdem a fibra e os seus açúcares são absorvidos mais rapidamente, traduzindo-se em saciedade por menos tempo e numa bebida mais calórica.

As restantes refeições deverão ser mantidas normalmente e não substituídas por sumos (não queremos que o seu organismo se torne poupadinho no gasto de energia) – 5 ou 6 no total por dia. As suas escolhas deverão ser alteradas e eliminar, tanto quanto possível, alimentos processados, açúcares, fritos, farinhas brancas. Não petiscar entre as refeições e manter um diário alimentar também pode ajudar bastante.

Exercício físico é indispensável!!! O que queremos é perder massa gorda e que o organismo se torne mais gastador, para que consiga emagrecer sem que ande a passar fome! Pode começar devagar, por caminhadas diárias de 30 min e aos poucos passar para algo mais intenso como aulas de grupo ou exercício em máquinas cárdio em ginásio. temos que fazer algo para gastar mais calorias, tonificar o corpo e eliminar gordura.



Ingredientes favoritos neste caso:

Ananás, Kiwi, Limão, melancia, frutos vermelhos, agrião, brócolos, aipo, gengibre, couve. Mel ou agave. Sementes. Superalimentos como suplemento e água ou bebida de arroz, aveia e amêndoa.



Têm aqui algumas receitas:





Fazer o sumo para o dia seguinte

Prefiro fazer o sumo e ingeri-lo logo de seguida ou guardar um pouco para o lanche. Ao longo do tempo vão aprendendo a quantificar melhor os ingredientes e não terão tantas sobras. As propriedades não se mantêm intactas durante muito tempo, portanto, quando beber o sumo no dia seguinte, provavelmente a maior parte das vitaminas já oxidaram. Para que os sumos mantenham algumas das suas propriedades por mais horas podem colocar uma colher de mel e o sumo de limão (espremido na hora).

Também não aconselho congelar os sumos para beber nos dias seguintes, muito menos que os descongelem no microondas!

Sobre o uso de vegetais congelados, eu prefiro sempre os frescos, biológicos. Não recomendo os congelados, apesar de ter saído uma análise da Deco a indicar que alguns vegetais congelados têm maior qualidade que os frescos que são vendidos nas grandes superfícies.

Comprar vegetais e fruta à cooperativa Fruta Feia é uma excelente opção.



Superalimentos e suplementos

Os superalimentos e suplementos que podem adicionar aos seus sumos/batidos são: Cacau crú em pó, Maca, Erva de cevada, Guaraná, Spirulina, Clorela. Alguns não são recomendados a hipertensos, pessoas que sofram de hipertiroidismo, grávidas e lactantes.

Veja aqui mais informações sobre a clorela e a spirulina:




Na próxima semana explicarei mais!



Todos os conselhos incluídos neste artigo pressupõe uma boa alimentação e um estilo de vida saudável. Não pretendem substituir o aconselhamento individualizado. Deve sempre consultar o seu Naturopata, Nutricionista ou médico de família para questões individuais, para que tenha o acompanhamento necessário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis