Curso Online de Introdução à Psicologia de CG Jung - Edição II

12.3.14
1920401_610998672322520_916209063_n




O Curso de Introdução à Psicologia de CG Jung vai ser dado Online numa edição que decorre aos domingos. Depois de 8 edições em Carcavelos, Lisboa e Porto e uma que decorre presentemente online, o Núcleo Português de Estudos Junguianos alargou a sua oferta formativa num sistema de “sala de aula virtual, em que o formador e os formandos interagem em tempo real por imagem e som. Esta é uma forma prática e confortável de conhecer ou aprofundar os seus conhecimentos no fascinante modelo da Psique criado por Carl Gustav Jung.

O curso visa promover o estudo dos fundamentos teóricos da Psicologia Analítica, bem como dos seus métodos e procedimentos. Visa também possibilitar ao aluno um espaço de reflexão e vivência do processo de individuação. A formação destina-se tanto a psicólogos como a interessados de outras áreas que pretendam conhecer a Psicologia Analítica.



Duração do curso: 18 meses
Início: 13 abril de 2014
Horário no Brasil (hora fixa): domingos quinzenais das 11:00 as 12:30 (BRT)
Horário em Portugal (hora variável conforme horário de verão): das 15h as 16:30h
Inscrição: 50 reais
Mensalidade: 200 reais
Inscrição: 20 euros
Mensalidade: 55 euros

NO EVENTO DO FACEBOOK ESTÁ ANUNCIADO A HORA DO BRASIL

NOTA: As AULAS ONLINE são dadas em tempo real e o aluno vê o professor na vídeo-camera bem como os powerpoints de apoio, sendo possível interagir e fazer perguntas - caso o aluno falte, poderá ouvir a gravação da aula. Uma vez inscrito nesta formação nós enviamos o link do programa que tem de instalar.

Contactos para informações e inscrições:
info@nucleojung.com / 91 055 4910
No Brasil: Gisele Santos (11) 98663 7453 e 94211 7196 e gisele@vipnine.com.br

Professores:
Juliana Estevez: Licenciada em Psicologia Clínica, pós graduada em Psicologia Junguiana Fundadora do núcleo Português de Estudos Junguianos, orienta cursos de Psicologia Junguiana desde 2004. É co-fundadora da clínica A Essência e o Ser, onde trabalha também como psicoterapeuta e supervisora clínica.

Pedro Mendes: Licenciado em Psicologia, com um Mestrado em Psicologia, Aconselhamento e Psicoterapias . Membro fundador do Núcleo Português de Estudos Junguianos (NPEJ). É pós-graduado em Técnicas Projectivas, tem um Mestrado em Jungian and Post-Jungian Studies (Centre for Psychoanalytical Studies - University of Essex) Faz clínica privada em acompanhamento psicológico e Depth Coaching.

Professores convidados: David Lameiras e Constança Bettencourt

Calendarização: as datas serão dadas na primeira aula

Curso de Introdução à Psicologia de CG Jung

CG Jung, pai da Psicologia Analítica, foi o primeiro cientista a pesquisar acerca da psicologia do ser humano presente no conhecimento antigo, nas áreas da filosofia, mitologia, religião, alquimia, astrologia, entre outras. Encontrou a pedra angular comum a estes saberes e ergueu sua psicologia a partir dela. Tendo sido inspirado pelos insights de Freud sobre o funcionamento da psique humana, Jung vai muito além do ego, descobrindo a riqueza do inconsciente colectivo, povoado de arquétipos. Esta grandiosa psicologia é extremamente complexa e completa, pois é também a primeira psicologia transpessoal. Para Jung, o afastamento do homem de sua natureza espiritual é a origem das inúmeras neuroses, e a cura, portanto, está indissociada ao seu retorno, realizado através do processo de individuação, a via para a realização plena do potencial de cada um de nós.

Objectivos

O curso visa promover o estudo dos fundamentos teóricos da Psicologia Analítica, bem como seus métodos e procedimentos. Visa também possibilitar ao aluno um espaço de reflexão e vivencia do processo de individuação, procurando articular o modelo da psique postulado por Jung com actividades que ajudem o aluno a fazer pontes com sua própria dinâmica psíquica. A formação destina-se tanto a psicólogos como a interessados de outras áreas que pretendam ampliar conceitos básicos de psicologia analítica e sua aplicabilidade.

Programa do Curso

I – Introdução: O homem e sua obra
- Cronologia da história e do desenvolvimento da obra e teoria de Jung 1875-1961
II – Jung e Freud
- As bases teóricas da psicanálise e o ponto de partida do pensamento Junguiano
- Divergências teóricas
III – Estrutura e funcionamento da psique
- Ego e Self
- Sombra e Persona
- Animus e Anima
IV – Os Tipos Psicológicos
- Introversão e Extroversão
- Os quatro tipos psicológicos
- Funções conscientes, inconsciente e auxiliares
V – Psicologia Profunda
- O Inconsciente colectivo
- Os arquétipos
VI – Complexos Psicológicos
VII – O princípio da Sincronicidade
VIII – O processo de Individuação
- Inflação e alienação do Ego
- Ego, Self e a busca da totalidade
- A integração das polaridades na psique
IX – Sonhos
- A estrutura e a linguagem dos sonhos
-Análise dos sonhos: significados e interpretação
X – Símbolos e Mitos
- A função do mito: contos de fadas, lendas e folclore
- O mito do Herói e o processo de individuação
XI – Alquimia
- Principais conceitos
- A metáfora alquímica e o processo de Individuação
XII – As mandalas e a expressão da totalidade
- Estrutura simbólica das mandalas
- Trabalho terapêutico com mandalas

Inscrições: info@nucleojung.com / 91 055 4910

No Brasil: Gisele Santos (11) 98663 7453 e 94211 7196 e gisele@vipnine.com.br


Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis