5 pontos-chave do YOGA: #3 Relaxamento

2.2.15


RELAXAR


Muito antes da invenção de carros, aviões, telemóveis, computadores, auto-estradas e outros gadgets modernos, que nos facilitam a vida, mas muitas vezes são mais outras fontes de stress, os Rishis (sábios ou videntes) e ioguis já tinham concebido uma tecnologia muito poderosa de relaxamento profundo. Muitos métodos actuais de gestão de stress e de relaxamento são inspirados nesta tradição antiga. Ao relaxar profundamente os músculos,  todo o Yogi pode rejuvenescer o seu sistema nervoso e alcançar uma profunda sensação de paz interior. 


Quando o corpo e a mente são constantemente sobrecarregados e estimulados, a sua eficiência natural para executar  tarefas diminui. Hoje em dia, a vida moderna social, a comida e até mesmo o entretenimento  torna o relaxamento uma tarefa bastante difícil. Há quem se tenha mesmo esquecido que o descanso e o relaxamento são a forma mais natural de recarregar energias e reconstruir o corpo. Grande parte da energia do corpo é desperdiçada inutilmente. Gastamos mais energia para manter os músculos em preparação continua para o trabalho do que efectivamente a trabalhar, por forma a que se regule e equilibre o corpo e a mente, o melhor mesmo é aprender a economizar energia produzida pelo corpo. Conseguimos atingir este objectivo logo que aprendamos a relaxar.  

A fim de conseguir alcançar o relaxamento perfeito, são usados três métodos por ioguis: "Físico", "Mental" e  "relaxamento espiritual". O relaxamento não está completo até que a pessoa chegue ao relaxamento espiritual.

1 - Relaxamento físico 
Sabemos que toda ação é o resultado do pensamento. Pensamentos tomam forma na ação, no corpo e espirito. Assim como a mente envia uma mensagem aos músculos para que se contraiam, a mente também envia mensagens aos músculos para trazer o relaxamento.
Relaxamento físico primeiro começa com os dedos dos pés e só então se move para cima. Então, lentamente, as mensagens são enviadas para os rins, fígado e órgãos internos. A posição recomendada para esta fase é o relaxamento conhecido como Savasana ou o Corpse Pose.

2 - Relaxamento Mental 
Ao experimentar a tensão mental, é aconselhável respirar lenta e ritmicamente por alguns minutos. Em breve a mente ficará calma novamente experimentando uma leve sensação de flutuação.

3 - Relaxamento Espiritual 
No entanto, pode tentar relaxar a mente mas sem alcançar o relaxamento espiritual, todas as tensões e preocupações não serão ser removidas completamente. Continue até alcançar o relaxamento espiritual. Alcançar este tipo de relaxamento é o objectivo de todos os ioguis, que sejam principiantes ou experientes.


Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis