5 Dicas para Meditar

20.5.15

1) Meditar sempre à mesma hora.

Nós todos temos um "relógio biológico" interno que pode ser programado, ao escolher meditar à mesma hora todos os dias, cria-se uma rotina e assim é muito mais fácil manter o compromisso. A melhor altura é 20 minutos depois de ter acordado ou uma hora antes de ir dormir normalmente. O melhor é meditar sentado e não na horizontal, depois de comer, pois deixa-o mais propenso à sonolência. 


2) Ter um local especial para meditar em casa.
A meditação é um dos maiores presentes que pode dar a si mesmo. Ajuda a aliviar o stress, a tensão física e emocional, dá uma maior clareza e perspectiva e consegue mantê-lo em contato com essa quietude tranquila dentro de si. Portanto, a sua prática de meditação merece um pequeno canto na sua casa dedicado e criado especificamente para treino de meditação com almofadas de meditação ou cadeira, pode ser com os seus objectos favoritos e confortáveis. Isso ajuda a honrar a sua prática e demonstra respeito, pois dá espaço na sua vida para a meditação.

3) Usar um temporizador
Faça o seu compromisso para meditar durante, pelo menos, 20 minutos por dia. Começar com 5 minutos e ir aumentando progressivamente. Definir o temporizador e assim, quando se senta pode esquecer-se do tempo, conseguindo relaxar mais e entrar numa meditação profunda mais tranquila. Também é importante que regresse à consciência gradualmente e que não se levante repentinamente. Caso esteja a gostar de meditar, não pare apenas porque o temporizador tocou, ao longo do tempo e à medida que vai tendo mais prática, vai conseguir controlar o tempo sozinho ajudando-o a manter a rotina.

4) OFF. Desligue tudo.
Não se esqueça de desligar os telefones e outros dispositivos, também informe quem se encontra em casa consigo que ninguém o pode perturbar durante a duração da meditação. Isso cria um espaço sagrado e tranquilo para praticar a meditação, passando tempo sozinho, pessoal que é tão importante. Lembre-se que não está a meditar apenas para si mesmo, está a usar parte do seu tempo para se tornar mais claro, mais calmo e mais sábio, isto vai beneficia-lo grandemente, no entanto todos os que o rodeiam irão igualmente beneficiar com estes resultados de meditar regularmente.

5) Acredite no seu processo.
É importante não julgar cada sessão de meditação ou achar que não está a funcionar. Confie no processo. Algumas sessões serão mais fáceis e agradáveis que outras, depende muito do seu estado de espírito antes de chegar à almofada. Não espere milagres com a meditação. É muito comum não se estar consciente das alterações e beneficios da meditação logo desde inicio. Tal como mencionado acima, a pratica meditativa tem muitos beneficios, mas por vezes estes beneficios não são imediatos e vão surgindo ao longo do dia, por não ter sentido stress ou ansiedade ou distração fora do normal. 

Fonte: by Chad Foreman in http://thewayofmeditation.com.au/blog/5-tips-for-a-daily-meditation-practice/ traduzido por mim.

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis