Ortoroxia?

15.5.15

O termo foi criado pelo médico americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies,. Segundo ele, quem sofre deste problema perde muito tempo com este assunto, sofre de isolamento social e muitas vezes também sofrem de malnutrição, pois não ingerem alimentos que consideram impuros, o que resulta em, p. ex., fazerem jejum sempre que não conseguem controlar os alimentos à disposição (como em restaurantes, casas de amigos e familiares, etc).


Todos nós devemos ter consciência daquilo que nos faz bem, do que podemos ou não comer, mas nunca com um sentimento de culpa ou até com um sentimento de isolamento social. Não sou fundamentalista de forma alguma e concordo plenamente com a Débora Pinheiro (ver link do artigo que menciono no fim do post). 

Quem me conhece, sabe que, apesar de algumas restrições alimentares que tenho, tento ao máximo aproveitar um dos meus maiores prazeres da vida: comer bem. 

Não vivam em sofrimento. A alteração do estilo de vida para um estilo de vida mais consciente das nossas escolhas e do impacto que as mesmas têm sobre a sociedade e o nosso corpo devem também ser feitas pensando no impacto que estas mesmas novas escolhas terão no nosso espirito. Não é saudável estar constantemente a contar calorias, a ver os rótulos das embalagens, a analisar. Deixa de ser possível o viver, o deixar fluir, o estar presente (quando em exagero).

Um estilo de vida saudável, que tanto advogo, é para nos sentirmos melhores, mais enérgicos, com a pele mais bonita, a conseguir ter noites de sono reparadoras. Para nos divertirmos a experimentar receitas novas, para descobrirmos novos prazeres. Não é para ficarmos obcecados. Isso nunca.


Sejam felizes 

baseado no artigo de Débora Pinheiro in http://www.inshape.pt/saudavel-sim-mas-nem-tanto-by-debora-pinheiro/

Sem comentários:

Enviar um comentário

QUER SABER O QUE É NATUROPATIA? ESTÁ AQUI, TROCADO POR MIÚDOS.

A pertinência deste artigo deve-se, não só mas também, a ultimamente ter tido algumas conversas sobre Naturopatia e, apesar de na maior pa...

AddThis